SEO para Magento: 10 dicas essenciais

Renato Duarte Plantier
SEO

Quer conhecer dicas SEO para Magento no sentido de alavancar a posição da marca nos principais buscadores? Então não perca 10 conselhos indispensáveis!

Você precisa compreender a importância de implantar SEO para Magento, tendo em vista que a popularidade da plataforma entre os vendedores quer dizer que também existe ampla concorrência para vender produtos e liderar sites nos mecanismos de buscas.

Embora existam muitas plataformas de compras, Magento parece ter mais elogios frente às demais escolhas por causa da usabilidade. Vale destacar que esta plataforma de e-commerce é a mais utilizada do mundo, alimentando sites de varejo online de todas as formas e tamanhos.

Contudo, embora Magento seja amplamente utilizado, lotes de comerciantes ainda têm os mesmos problemas de uma perspectiva SEO que impacta visibilidade, tráfego e receita positivamente.

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A fórmula para uma loja de Magento ser bem-sucedida é simples: quanto mais pessoas entram no site, maiores as chances de ocorrer compras de produtos. Uma das melhores maneiras para isto é via Search Engine Optimization (SEO).

Infelizmente, se você é novo no comércio eletrônico, isso pode parecer ser algo difícil de colocar em prática. Mas, aqui estão boas notícias: há alguns passos simples para aumentar o poder de SEO para Magento, e, por consequência, obter melhor classificação nos buscadores.

Desde a criação em 2008, Magento tem crescido em popularidade a partir de uma plataforma simples num Content Management System, universalmente respeitado para o espaço de negócios online. Com mais de 200.000 lojas online estabelecidas ao longo do projeto, certamente é um dos recursos e-commerce mais usados no mundo entre varejistas.

Com personalização simples, lojas online Magento são fáceis de configurar para uma otimização excepcional no motor de busca, mas às vezes pequenos erros SEO geram grandes problemas para páginas Magento, o que por sua vez leva à queda das taxas de conversão.

A importância do SEO para Magento no sentido de impulsionar vendas de comércio eletrônico

Quantas vezes você preferiu comprar online depois de ser redirecionado de um site de mídia social em vez de procurar produtos no Google?

A maioria dos internautas prefere pesquisar produtos via buscadores antes de fazer uma compra. Portanto, a pesquisa traz de 3-4 vezes mais tráfego do que sites sociais às lojas online.

Sem contar que, um estudo comportamental realizado recentemente sugere que 75% dos utilizadores da Internet não se deslocam para além da primeira página do motor de busca Google.

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A loja online bem-estabelecida recebe 40% dos seus clientes através de motores de busca, ao invés do redirecionamento por sites sociais.

Não há bala mágica (ou teoria hipodérmica) que pode ajudar a subir rapidamente suas vendas no comércio eletrônico, mas a compreensão das melhores dicas de SEO ajuda na geração de mais oportunidades para sites.

Há dicas SEO para Magento importantes e eficazes, que garantem melhor envolvimento dos usuários e conversões na loja online, elevando rankings do site nos motores de busca populares.

1: Adicionar conteúdo na loja: SEO para Magento

Se você quer classificação melhor frente aos concorrentes se faz necessário dispor tempo ou recursos financeiros para escrever e selecionar conteúdo interessante, diferente das típicas descrições do produto e páginas de vendas.

Então, utilize palavras-chaves potenciais para atrair clientes. Os motores de busca recompensam esta ação que torna internautas mais suscetíveis em acessar o site ao fazer uma decisão de compra.

Para escolher Keywords ideais você deve usar alternativas das buscas relevantes do buscador ou o planejador de palavras-chaves Google.

2: Imagens e TAGS!

SEO para Magento implica em abundância de imagens, que quase sempre possuem espaço para inserção de TAGS, palavras-chaves, entre outros elementos web. Procure inserir Keywords primárias e secundárias na descrição do produto presente na fotografia.

Não esqueça de nomear todas as imagens antes de carregar no e-commerce conforme o nome original do produto. Tenha em mente de que muitos usuários acessam páginas após fazer busca por imagens e não apenas usando a lista de sites.

Ao invés de colocar o mesmo nome para todas as fotos do produto, procure nomear conforme a tonalidade, o tamanho, o modelo, entre outros fatores.

Por exemplo, não escreva apenas “Camisa Adidas”, opte por “Camisa Adidas preta regata masculina modelo Life”, sempre com underline: Camisa_Adidas_preta_regata_masculina_modelo_Life.

3: Conteúdo duplicado do produto

Atenção! Conteúdo duplicado (ou seja, cópia e cola) é contraindicado por prejudicar a posição do site no ranking dos buscadores. Você deve ter 0% de cópias na página se almeja a primeira posição do Google.

Cada produto deve ter a própria descrição única, mesmo que seja apenas uma versão ligeiramente diferente de outra produção. Encontre essa diferença e inclua na nova descrição, mesmo que o enfoque seja em algo simples como tamanho ou cor.

4: Extensões para melhorar a experiência do usuário

Rankings de SEO não consideram apenas a base no conteúdo, as palavras-chave e meta tags. Também são baseados no comportamento do usuário uma vez que acessam a loja.

Com extensões Magento instaladas a qualidade de visualização melhora em termos de imagem e velocidade. Por sua vez, isto resulta na diminuição da taxa de rejeição.

5: Arquivo robots.txt para trabalhar

A informação que você coloca no arquivo informa ao Google o desejo de indexação. Tente fazer a seguinte modificação do robots.txt:

  • Siga para “Sistema”
  • Clique em “Configuração”
  • Clique em “Design”
  • Clique em “Chefs html”
  • Encontre a configuração “Robots default” e altere para “index follow”

Agora, os motores de busca indexam seu site graças a este importante conselho de SEO para Magento!

6: Preencha os Campos Meta

Crie um título meta significativo e uma descrição inédita para a loja. Faça isso ao acessar configuração / design / HTML, tal como o processo de alteração do arquivo robots.txt na sessão anterior deste artigo com dicas SEO para Magento.

Em seguida, adicione título e descrição. Não se esqueça de também incluir as palavras-chave mais relevantes.

7: Gerar Google Sitemap: SEO para Magento

Vá para a página de configuração, às configurações do Google Sitemap e altere de modo que a geração no mapa do site fique habilitada. Se você adicionar um novo produto ou uma nova categoria não se esqueça de voltar e alterar as configurações novamente.

8: SEO para Magento: configuração do produto!

Para conquistar sucesso no SEO para Magento se faz necessário configurar o produto ao máximo, com todos os atributos possíveis conforme a extensão mais atualizada.

Diversos comerciantes optam por usar Magento por causa das opções em torno de configuração, incluindo produtos configuráveis, produtos simples, produtos agrupados e produtos integrados.

Faça uma pequena pesquisa e veja a abundância de lojistas que preenchem catálogos com cargas de conteúdos sobre os produtos. Você acha que visitantes fazem leitura completa da informação antes de comprar? Provavelmente não, ou seja, a grande parte textual serve mais por motivos SEO do que para informar.

Contudo, isto não quer dizer que tais informações devem estar escritas de qualquer maneira, sem atenção na qualidade ortográfica e à sintaxe discursiva.

Português escrito de modo correto também auxilia o SEO para Magento quanto à mecanização das otimizações e também por causa do aumento da confiança de clientes que procuram ler partes ou até mesmo a descrição completa dos produtos.

Personalize nomes de produtos e descrições conforme perspectivas da busca das pessoas interessadas nos bens ou serviços, ajudando clientes a obterem informações mais claras antes de efetivarem a compra.

Edite o nome do produto com descrição que inclui as palavras-chave mais pesquisadas no sentido de fazer seu SEO ficar amigável aos motores de busca. Aplique a mesma técnica para nomear categorias.

9: Reescrevendo Magento

O mecanismo de reescrita do Magento é popular por ser problemático e causador de problemas em torno dos laços de redirecionamentos aleatórios, URL antiga, etc.

Nos primeiros dias no mercado, Magento estruturou as URLs de uma forma. Agora, reescreve de outra maneira no intuito de parecer mais limpo e amigável.

Mas, há sites que registram problemas nos quais as regravações param de funcionar. Isso pode ser um problema chato e que requer desenvolvedores para corrigir a lógica de reescrita. Jamais ignore este aspecto superimportante no conjunto de SEO para Magento.

10: Páginas dinâmicas

Indexação das páginas dinâmicas talvez seja o maior e mais comum problema para sites de Magento que usam a navegação em camadas fora da caixa indexáveis por padrão. O mesmo princípio se aplica na busca das páginas e nas ordenações de parâmetros, o que também representa um problema comum para os sites de e-commerce em geral.

Navegação em camadas resulta em milhares de URLs indexadas e gera enorme impacto sobre a visibilidade de uma loja.

Neste sentido, vale a pena impedir que a URL seja rastreada, particularmente para locais maiores. Dito isto, é importante manter um olho sobre a forma como os motores de busca estão rastreando seu site (usando os logs do servidor) se você segue tal caminho.

Alguns produtos jamais são rastreados por não estarem ligados a partir de outras páginas. Neste caso, é possível ser mais estratégico sobre quais web pages são rastreadas e talvez usar meta-tags de robôs que indicam aos motores de busca como rastrear links nas páginas.

Magento 2: De olho no futuro das vendas online!

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É importante frisar que há comerciantes que migram ao Magento 2, reescrito recentemente, libertado da versão 1. A nova plataforma tem uma série de melhorias importantes, particularmente em torno de desempenho, que, por sua vez impacta SEO para Magento de uma maneira significativa.

Magento 2 pode estruturar dados fora da caixa (ao contrário Magento 1.x) e também tem parâmetros para AJAX. Fique por dentro das notícias neste site e saiba tudo sobre as novidades de Magento 2 e outros conselhos de SEO para Magento.

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